A atração pelo Marketing de Afiliados é inegável. Afinal, quem pode resistir à vendas no piloto automático?
Mas, para ter sucesso nesse meio, existem etapas fundamentais a serem seguidas.
É necessário entender como o Marketing Digital funciona e em que consiste. Seguir algumas práticas recomendadas, assim como encontrar as ferramentas certas para agilizar o fluxo de trabalho.
Confira neste post algumas estratégias que, se seguidas, irão direcioná-lo a vender como afiliado no piloto automático e ter muito sucesso. Vamos lá?
Como vender como afiliado no piloto automático: Venda todos os dias!
1. Procure um nicho o mais específico possível
Seja qual for o seu objetivo, tente sempre escolher um nicho que seja o mais específico possível. Focar lhe trará muitos benefícios, tais como:
• Promoção fácil de produtos
• Otimização de SEO eficaz
• Os usuários tendem a confiar em sites especializados, portanto, é mais provável que realizem conversões
2. Rastreie e monitore suas campanhas
Monitorar uma campanha é a base para a coleta de dados. Seria impensável operar sem ela.
Frequentemente, pela rede de afiliados, você recebe todas as ferramentas para rastreabilidade e monitoramento de suas campanhas.
Infelizmente, muitas vezes esses dados fornecidos não são completos e confiáveis e às vezes é melhor monitorar tudo sozinho com a ajuda de ferramentas externas.
O parâmetro mais importante para rastrear certamente são as conversões. Sem o acompanhamento de conversões, é impensável iniciar uma campanha de sucesso, especialmente no Facebook.
3. Escolha a oferta certa
Depois de aderir a uma plataforma de afiliação, irá se deparar com muitas ofertas disponíveis e pode ser confuso sobre qual escolher.
Escolho o que vende mais, o que mais paga ou o que tem menor concorrência?
A resposta? Uma mistura de todos os 3.
O maior risco ao iniciar uma campanha é se igualar a todos os outros anúncios que já estão no mercado. Então, como você se destaca?
Passe mais tempo escolhendo o produto a ser promovido. Busque aqueles que ofereçam uma boa comissão, com pouca concorrência. Tente verificar o potencial dos produtos recém-adicionados à rede. Como esses produtos são novos, a concorrência será menor.
Analise a página de vendas do produtor e verifique se a oferta passa credibilidade e se te convence também. São estes pequenos detalhes que fazem a diferença na hora de ganhar dinheiro como afiliado.
4. Direcione o tráfego para seu site afiliado
Você precisa gerar tráfego em massa!
Você precisa alcançar uma grande quantidade de pessoas na internet todos os dias. E mais: que essas pessoas tenham interesse nos seus produtos.
Aqui estão duas estratégias que você pode tentar para ganhar tráfego:
4.1 Tráfego Pago
Tráfego pago significa pagar para atrair visitantes ao seu site ou landing page.
A vantagem do tráfego pago é que, no momento em que você começa a pagar, obtém tráfego. No entanto, é bastante normal, no processo de aprendizagem, que os anunciantes percam mais dinheiro, do que ganhem. Utilize aquela graninha que não te fará tanta falta.
Você não otimizará uma campanha do Google Ads, por exemplo, na primeira semana ou nas primeiras duas semanas. É preciso manter os pés no chão e entender quanto tempo leva para otimizar uma campanha para obter tráfego pago.
Em geral, o tráfego pago é uma ótima estratégia para gerar tráfego e ganhar dinheiro no piloto automático, principalmente se você se afiliar a produtos de alto comissionamento.
Mas se você tem um produto que deseja promover, mas não sabe como fazer um blog ou não sabe fazer anúncios, também existe a possibilidade de delegar esse trabalho a um especialista.
Ter conhecimento em Marketing Digital ajuda muito, tanto para economizar dinheiro quanto para verificar se está tudo bem. Além disso, você precisa conhecer o mercado dos produtos a serem promovidos.
Por outro lado, se você é completamente novo no marketing pago e não está com grana no momento para investir, ou trabalha com programas de baixa comissão, o tráfego pago pode não ser uma boa ideia para você.
4.2 Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
Fazer SEO significa otimizar páginas para se posicionar melhor nos motores de busca como o Google. Contanto que você tenha esteja bem ranqueado pelas palavras-chave que escolheu, você obterá tráfego passivo de qualidade.
No nível mais simples possível, fazer SEO significa:
• entender o que os clientes que você deseja atrair estão procurando
• criar conteúdo sobre os tópicos que estão sendo pesquisados (postagens de blogs, páginas de produtos, etc.)
• lidar com aspectos “técnicos” para aumentar as páginas nos resultados do mecanismo de pesquisa
Um texto para o seu blog, por exemplo, irá trabalhar no piloto automático. Sempre que alguém pesquisar no Google ou em qualquer outro mecanismo de busca por aquela palavra-chave que você otimizou o seu artigo, o seu conteúdo poderá ser encontrado e você pode vender por ele.
5. Crie uma lista de contatos
Sempre que conseguimos obter o endereço de e-mail de um usuário através de uma campanha de geração de leads ou através do nosso site, o contato não é mais um estranho, mas um usuário com um nome sempre à nossa disposição, para o qual podemos enviar atualizações e produtos baseados em seus interesses.
Com a criação de campanhas de e-mail marketing eficazes, poderemos dividir todos os contatos que conseguirmos, por categoria e interesses, e enviar-lhes regularmente e automaticamente informações sobre produtos ou serviços.
Acredite ou não, os e-mails são muito convertidos. E capaz de te gerar dinheiro no piloto automático.
6. Canal no Youtube
Você precisa ter ativos na internet que trabalhem por você. E uma ótima ferramenta é o Youtube. Tudo o que você precisa fazer é criar um vídeo, e ele então ficará nesta plataforma para sempre, trabalhando para o afiliado.
Portanto, vídeo são excelentes formas de como vender como afiliado no piloto automático.
Concluindo…
Tenha sempre em mente o seguinte: É super importante para vender todos os dias ter ativos na internet que trabalhem para você.
• Artigos de conteúdo – Artigos disponibilizados em blog, por exemplo, ficam lá sempre para que alguém busque a qualquer momento sobre determinado assunto. Ou seja, é uma boa forma de vender no piloto automático, uma vez que as pessoas buscarão sobre determinado conteúdo, através de pesquisa de palavra-chave, encontrarão o seu artigo, e assim se tem a oportunidade da venda.
• Listas de contatos – pode-se ter várias listas de contatos: listas de WhatsApp, Telegram, ManyChat, listas de e-mail. Particularmente, uma lista de e-mail é fundamental para quem quer crescer cada vez mais no Marketing Digital. Utilizo muito a ferramenta de E-mail Marketing que possibilita enviar milhares de e-mails automaticamente. Excelente forma de vender no piloto automático!
• Iscas digitais – as iscas digitais são quaisquer conteúdos gratuitos (ebook, pdf, mini-curso, uma planilha, etc) em troca do contato (principalmente e-mail) da pessoa. Sendo assim, ao disponibilizar o material gratuito, você pode inserir neste material os seus links de afiliado. Portanto, ótima maneira de vender no piloto automático.
• Vídeos no Youtube – vídeos gravados ficam para sempre disponibilizados no canal do Youtube para que as pessoas possam assisti-los a qualquer momento, hoje, amanhã, daqui a uma semana, ou anos. Ou seja, excelente forma de gerar $ no piloto automático.
• Anúncios pagos – ao utilizar plataformas de anúncios (Google Ads, Facebook Ads, etc) para obter tráfego pago, os anúncios são exibidos para milhares de pessoas de forma automática. A própria ferramenta irá trabalhar de forma automática para você, alcançando uma quantidade enorme de pessoas e possibilitando mais chances de vendas.