A cada ano o mercado de afiliados cresce mais no Brasil, o que movimenta a economia e vem transformando a forma de ganhar dinheiro.
São dezenas de programas de afiliação e milhares de pessoas que estão dispostas a comprar um produto ou serviço pela internet se for bem recomendado.
Confira neste post algumas super dicas para definir os melhores produtos Hotmart e vender todos os dias como afiliado.
Dicas para definir os melhores produtos Hotmart
1. Observe os infoprodutos quentes
Na Hotmart a temperatura de um produto indica seu desempenho no mercado digital. Quanto maior a temperatura, maior o número de vendas do infoproduto, visitas e comissões geradas.
Temperatura baixa ou média não é significado que o produto seja fraco, pode ser que ainda não tenha começado a fazer sucesso ou tenha acabado de ser criado. Além disso, deve-se ter em mente que, as altas temperaturas refletem uma maior competição.
2. Atente-se ao Blueprint
Esta é uma forma de identificar os produtos disponíveis na plataforma Hotmart. Cada produto registrado passa por análise de conteúdo para avaliar a qualidade dos materiais fornecidos por cada fabricante, incluindo qualidade dos materiais usados para promover o produto, a página de vendas, o que ela fornece, se cumpre o que promete, etc.
Tente encontrar um equilíbrio entre a temperatura e o blueprint para entender se o produto vende bem no mercado digital.
3. Preste atenção nas comissões
A comissão é muito importante porque trata do pagamento que você recebe por fazer um bom trabalho. Portanto, preste atenção às comissões de produtos, elas podem variar muito.
O ticket pode ser:
• Baixo: Até R$ 100
• Médio: De R$ 100 a R$ 500
• Alto: Acima de R$ 500
Então, analise o valor da comissão, e se vale o seu esforço na divulgação do produto.
4. Analise a Página de Vendas
A página de vendas é onde ocorre a venda e mostra o profissionalismo do criador do produto. Não promova produtos de baixa qualidade e com páginas de vendas mal feitas.
Analise minuciosamente a página de vendas para ver se ela é atrativa, caso contrário corre-se o grande risco de não conseguir realizar nenhuma venda, e sua reputação como afiliado também será ameaçada.
Considere sempre estes itens ao analisar a página de vendas:
• Tem Headline chamativa? É a primeira coisa que a pessoa vai ver em uma página, pontanto tem que ter uma super promessa, tem que realmente chamar atenção e despertar interesse;
• Tem Vídeo de vendas? Uma página de vendas boa geralmente tem um vídeo de vendas para demonstrar se tal produto é bom. Um vídeo de vendas prende atenção das pessoas e as convence a comprar;
• A Copy é bem escrita? Analise se a página de vendas foi escrita de maneira persuasiva, direcionada a demonstrar pontos importantes sobre o produto, se convence, se desperta o desejo de compra. Este item é fundamental para que o produto venda.
• Tem um ótimo layout? Uma página de vendas tem que ter um ótimo layout, um design bem bonito, que transmita profissionalismo. Além disso, o layout tem que ser responsivo, isto é, adequado a qualquer dispositivo (computador, celular ou tablet). Verifique se a página estará sempre bem ajustada quando visitada por computador, celular ou tablet.
Venda todos os dias como afiliado
A base para o sucesso do Marketing de Afiliados é fornecer a seus clientes em potencial conteúdo interessante. Seus leitores esperam que você conte a eles sobre sua experiência, para se posicionar como um aliado, um conselheiro, um mentor.
O afiliado inteligente tem uma estratégia de promoção
Muitas vezes, os afiliados saem sem uma ideia clara e estruturada da estratégia de divulgação que vão adotar. No entanto, nada é mais eficaz do que o trabalho metódico. Aqui estão dois exemplos de estratégias simples e rápidas para implementar.
1. Estratégia de marketing de afiliados: o artigo + o link de afiliado
Escreva um artigo em seu blog com um título contundente mostrando os benefícios do produto afiliado.
O corpo do artigo deve incluir vários elementos:
• Apresente em algumas linhas: por que este produto atende às necessidades de seus leitores (problema resolvido)?
• Descreva o produto, seus objetivos e suas principais vantagens
• Apresente o seu feedback
• Insira os seus links de afiliado ao longo do texto
• Termine seu artigo com uma frase de CTA – Call to Action (uma chamada para ação, ou seja, alguma ação que o leitor tenha que tomar) que contenha o seu link de afiliado.
2. Estratégia de marketing de afiliados: artigo + link de afiliado + presente
Na estratégia anterior, você não tem a possibilidade de capturar os endereços de e-mail de seus clientes em potencial para fazer um acompanhamento ou oferecer-lhes outros produtos sobre o mesmo tema.
Além disso, como está provado que uma venda geralmente ocorre após vários contatos com o produto, há uma boa chance de você perder vendas. Portanto, é relevante usar uma variante da primeira estratégia. Além disso, você terminará seu artigo inserindo um formulário de inscrição vinculado ao seu serviço de e-mail.
Ao validar o formulário, seus clientes potenciais serão registrados em uma lista de contatos que você criou especificamente para a promoção do produto afiliado. Assim, você tem a oportunidade de conduzir seu cliente em potencial naturalmente ao processo de vendas com uma série de e-mails automatizados, cada um com um objetivo específico.
Essa estratégia é um equilíbrio entre fornecer informações úteis e induzi-los a fazer pedidos por meio de seu link de afiliado. Ao escrever e-mails informativos, você poderá criar um senso de reciprocidade entre seus leitores, que pode fazer com que eles o apoiem, comprando suas recomendações.
Para que essa estratégia de Marketing de Afiliados seja eficaz, você deve oferecer um brinde/presente (ebook, vídeo, treinamento gratuito) de alta qualidade e diretamente relacionado ao produto afiliado.
Portanto, ao invés de enviar um simples e-mail, é aconselhável:
• Escrever um artigo apresentando suas impressões e o resultado obtido
• Crie um presente útil, de qualidade, para seus clientes potenciais
• Crie uma lista de contatos específica para encaminhar a seus clientes em potencial informações úteis e não comerciais.
Concluindo: Posicione-se como um consultor/mentor
É absolutamente necessário ter cuidado sobre o que vai aconselhar. Se você oferecer algo de baixa relevância, você certamente perderá a confiança de seus clientes.
Antes de recomendar um produto afiliado, aqui estão as três perguntas que você deve fazer a si mesmo:
• O produto é de qualidade?
• Eu recomendaria este produto para minha família, para meus amigos?
• O preço do produto é justo em relação ao serviço prestado?
Caso contrário, você pode estar ganhando algum dinheiro, mas sua credibilidade ficará seriamente comprometida no futuro.