PASSOS para VENDER COMO AFILIADO. Estratégias Fundamentais Para Vender Como Afiliado

Atualmente existem vários métodos para ganhar dinheiro online, mas o Marketing de Afiliados ainda é um dos melhores sistemas de todos os tempos. Os benefícios são muitos e os custos iniciais mínimos.

Se você recentemente se aventurou neste mundo e quer vender como afiliado, aqui está um guia simples, que em 7 etapas, o ajudará a encontrar estratégias para escalar o seu negócio. Confira:

Mas antes, o que é um afiliado digital?

O Marketing de Afiliados é uma estratégia de Marketing Digital. Ao contrário da publicidade tradicional, é baseada principalmente no desempenho e nos resultados.

O conceito foi desenvolvido no final dos anos noventa, mas é principalmente a partir de 2010 que experimentou um rápido crescimento.

Processo é realizado entre dois sujeitos: o vendedor (conhecido como produtor) e o afiliado. A figura central é justamente o afiliado, que é recompensado com base nos resultados que consegue trazer ao produto promovido.


Estratégias fundamentais para vender como afiliado

1. Escolha um nicho

Antes mesmo de começar a construir o seu site, você precisa decidir qual nicho segmentar. Se você já tem isso em mente, está no caminho certo! Afinal, esta é sem dúvida, uma das etapas iniciais mais difíceis.

Algumas perguntas importantes a se fazer ao escolher seu nicho:

• Por quais tópicos já sou apaixonado? 
• Sobre quais tópicos posso escrever 25, 50 ou 100 postagens facilmente? 
• Há espaço neste nicho para um afiliado? 
• Existe interesse/demanda suficiente por produtos neste nicho?
• Existem programas de afiliados disponíveis neste nicho?

2. Construa um site

Felizmente, construir um site não é tão complicado e não requer tanta mão de obra quanto costumava ser.

Uma das maneiras mais fáceis de colocar seu site afiliado em funcionamento é através do WordPress. É totalmente personalizável e feito especialmente para profissionais de Marketing como você.

3. Crie conteúdo de valor

Agora que seu site está pronto e você faz parte de um programa de afiliados, está pronto para iniciar a parte mais demorada (mas potencialmente mais lucrativa): a produção de conteúdo.

Conteúdo bom, de valor, é essencial!

Seu objetivo será fazer com que seu site tenha muita visibilidade, e a maneira mais eficaz, é criando conteúdos exclusivos e de alta qualidade.

• Faça reviews de produtos
• Crie postagens que falam sobre problemas comuns, dúvidas ou questões relevantes para o mercado
• Forneça e-books e vídeos grátis
• Contrate uma ferramenta de e-mail marketing

Se você apenas encher o seu site com posts irrelevantes, verá que, a longo prazo, isso não o ajudará a se apresentar como um especialista em seu nicho (e isso significará menos tráfego e menos vendas).

4. Construa seu público

Ganhar público para o seu site é uma etapa que acontecerá naturalmente depois que você produzir um ótimo conteúdo.

Existem algumas maneiras de fazer isso mais rápido, incluindo:

• Promova seu conteúdo nas redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube, Pinterest, etc.);
• Crie uma lista de e-mails (onde você pode promover seu conteúdo);
• Use técnicas simples de SEO para aumentar o tráfego para seu site por meio de mecanismos de pesquisa.


5. Promova ofertas de afiliados

Depois de provar que oferece conteúdo de qualidade em seu nicho, é hora de continuar adicionando qualidade, promovendo produtos que serão úteis para o seu público.

Você pode fazer isso, por exemplo, fornecendo análises detalhadas de produtos, trabalhando com oferecimento de brindes ou dando a seus leitores descontos em produtos afiliados. É apenas uma questão de tempo antes que você possa fazer sua primeira venda.


6. Teste A/B

Realizar testes A/B significa simplesmente não apostar tudo em um único anúncio / landing page, mas sempre ter alternativas para verificar qual deles converte mais.

Essa é a base de qualquer boa estratégia de Marketing, hoje fundamental, muito mais do que no passado.

Isso porque as pessoas já estão acostumadas a serem bombardeadas com anúncios de todos os tipos enquanto navegam na internet. Então é cada vez mais difícil surpreendê-las e as convencer a dar uma olhada e clicar em algum anúncio.

Tente ser inovador e surpreenda o usuário com algo diferente, não siga os padrões, senão você passará despercebido.

As pessoas desenvolveram uma espécie de “software natural” que remove certos elementos de seu campo de visão, ignora aquilo que já está acostumada a ver.

Dica Extra: Não perca tempo testando elementos de pouca relevância como a cor dos botões ou o tipo de fonte, crie duas ou mais páginas / anúncios extremamente diferentes entre si e analise os resultados.

7. Expanda sua fonte de tráfego

Se sua campanha teve muito sucesso com Ads no Facebook ou em nível de SEO, por que não testar exatamente a mesma campanha em outras redes sociais ou talvez no Google Ads?

Você pode obter os mesmos resultados, senão melhores. Sempre comece com uma única fonte de tráfego e depois expanda.


Considerações finais

Não espere ganhar muito dinheiro que mude sua vida ou ter a liberdade de ser demitido de seu emprego estável da noite para o dia. O Marketing de Afiliados leva certo tempo.

No início, concentre-se em realizar a sua primeira venda como afiliado. Conforme seu site cresce, estabeleça novas metas e continue testando, e analise o que realmente está funcionando em seu negócio.

Como você deve ter notado, há muitos pontos a serem levados em consideração se você quiser ganhar dinheiro com Marketing de Afiliados, mas posso garantir que, se seguir os tópicos mencionados neste texto, as suas chances de sucesso aumentarão drasticamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *