Se você tem um negócio, o funil de vendas é o processo que permite converter consumidores em clientes. Afinal o funil te ajuda a atrair pessoas e “movê-las” de uma fase para outra da jornada de compra.
Neste artigo você entenderá por que o funil é uma ferramenta interessante e útil para refinar seu processo de vendas, e todos os passos para montar um. Confira:
O que é funil de vendas?
O funil de vendas é um processo que consiste em uma série de ações estratégicas. Em que é traçado os estágios pelos quais os consumidores passam em sua jornada até a compra.
Em cada estágio do funil, os consumidores realizam ações que os aproximam ou distanciam do próximo estágio. Você, portanto, deve tomar medidas para encorajar o interesse deles em não ir embora e para aproximá-los cada vez mais do objetivo final.
Aqui estão as duas características principais de um funil de vendas:
• Universal: pode ser aplicado e adaptado a qualquer negócio, em qualquer setor;
• Atemporal: se os processos mudam, o funil de vendas também se transforma e se adapta.
Por que o funil de vendas é bom para o seu negócio?
Os processos de vendas podem ser complexos. A jornada que leva o consumidor a ser um comprador e depois um cliente satisfeito pode ser longa e difícil.
A venda quase não é mais imediata, os consumidores são informados, avaliados, aguardam e podem decidir pela finalização da compra mesmo meses depois.
Compreender o seu público é fundamental nas vendas, porque dá a você uma noção de quem as pessoas são e o que desejam.
Os funis ajudam a tornar todos os processos de negócios mais eficientes, sem perda de tempo, e a se relacionar com seus clientes potenciais nas várias fases.
O processo de compra do consumidor está além do seu controle. Mas você pode controlar as vendas e o Marketing para poder interceptar os consumidores nas fases (Topo, Meio e Fundo) em que se encontram.
Ao construir o funil de vendas, você precisa ter certeza de que cada etapa convence os compradores em potencial a seguir em frente, porque essa é a melhor solução para eles.
As atividades em cada estágio do funil são diferentes e exigem abordagens diferentes para os consumidores.
Portanto, um funil de vendas é:
• Uma compreensão de como o processo de compra do consumidor é organizado
• A forma como a empresa se comunica com seus clientes potenciais para tomá-los na decisão de compra
Passos para montar um funil
Lembre-se de que seu principal objetivo ao chegar à venda é ser capaz de se comunicar de forma eficaz com seu cliente potencial. Isso é para aumentar a conscientização e educá-lo sobre sua marca, produto ou serviço.
São passos importantes para poder alertá-lo sobre o quanto sua oferta é certa para ele, pois resolverá o problema dele.
Então, primeiro você precisa conhecer seu público-alvo. Defina Personas do Comprador e investigue a psicologia de seus clientes em potencial.
A partir daí, começará todo o processo de geração de leads, incluindo a identificação de leads qualificados e aqueles que não são adequados para o seu negócio.
Portanto, agora, vamos ver as ações concretas que você precisa realizar para criar um funil de vendas estratégico.
1. Atrair
Para atrair seus clientes em potencial, você precisa ter certeza de que será encontrado. Então você tem que estar presente em lugares onde também há consumidores, hoje me refiro à web.
Otimize seu site e posicione suas páginas com a ajuda de estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Esse é o conjunto de estratégias que permitem que você apareça entre os primeiros resultados do mecanismo de busca.
Outra forma de ser notado é planejar estratégias de Marketing em mídias sociais. As redes são canais perfeitos para expandir sua base de usuários, já que grande parte da população está presente e ativa nessas plataformas.
2. Converter
Após a primeira ação de atração e qualificação de leads, aqui você está lidando com os consumidores que fazem parte do seu target. Isso significa que eles estão potencialmente interessados em seu produto ou serviço, mas ainda estão longe de comprar.
São consumidores que procuram mais informações sobre o seu produto ou serviço, como vai resolver o seu problema e também estão interessados em conhecer algumas funcionalidades da sua oferta.
Para cada uma das fases do funil existem métodos de comunicação adequados a serem implementados através das estratégias de Marketing de Conteúdo estudadas. Isso significa que, para cada etapa, você deve abordar seus clientes potenciais com um certo tipo de mensagem e um certo estilo de comunicação.
Trivialmente, as pessoas que ainda estão na primeira fase precisarão saber mais sobre sua marca. Enquanto aqueles que progrediram no funil já sabem.
Nesta fase de conversão, você precisa fazer com que o cliente em potencial execute ações. Essas chamadas à ação podem aparecer como “Saiba mais”, “Solicite informações ou aconselhamento” ou mesmo “Inicie o período de teste”.
São todas formas de se aproximar do potencial cliente e abrir mais canais de comunicação com ele, dando-lhe a prova da qualidade do seu produto.
Quanto mais etapas você entrar no funil, maiores serão suas chances de levá-lo ao estágio final: a venda e depois a fidelidade.
3. Fechamento da venda
Mesmo quando você está se aproximando da fase de vendas, dar um passo em falso agora significaria perder todo o trabalho feito até aqui.
Leve em consideração que desde a fase de conversão até o fechamento da venda, pode levar dias, semanas ou meses. Isso depende de muitas coisas: a disponibilidade do cliente potencial, sua pressa em tomar uma decisão, o valor do produto ou serviço e assim por diante.
Durante esse tempo, certifique-se de que o usuário não se esqueça de você. Então, coloque-o em um fluxo de e-mail, como seu boletim informativo, para lembrá-los de sua marca e produtos.
Há uma série de atividades que podem ser realizadas para continuar a nutrir e reter tanto quem não fez a compra quanto quem já é cliente.